'

Rota das Águas e Pedras Preciosas

ROTEIRO DAS ÁGUAS

O roteiro das águas minerais constitui-se em atrativo turístico para descanso e lazer, cultura e tratamento de saúde.
No Balneário Osvaldo Cruz, localizado no município de Iraí, com arquitetura francesa e no Balneário Municipal do Prado de Vicente Dutra, ambos construídos sobre uma fenda rochosa de água mineral e termal, o visitante pode usufruir de piscinas e banheiras que possibilitam banhos de água mineral natural ou aquecida, banhhos de ducha escocesa e hidromassagem, além dos banhos de lama medicinal, trazendo benefícios para a saúde física e mental.
Contempla, também, oportunidades para a pesca e o lazer, associando o azul das águas dos rios Uruguai e Mel com o verde das matas.

ROTEIRO DAS PEDRAS

O roteiro destaca a cadeia de produção das gemas e jóias, com destaque especial para a pedra Ametista. desde a localização da mina, passando pela extração das gemas, a lapidação até comercialização.
Oportunidade para o turista vivenciar o dia-a-dia do garimpeiro, do lapidário ou das indústrias de transformação de pedras em jóias, e ainda: comprar jóias, souvenirs, pedras preciosas nos locais de visitação.
Em Ametista do Sul encontra-se o Ametista Parque Museu com uma mina com mais de 200 metros de extensão, exposição de mais de mil exemplares de pedras preciosas da região, do Brasil ou ainda internacionais. É possível visitar também, a pirâmide de energização junto à Praça da Matriz e a única igreja tematizada com pedras ametista, são encontradas 40 toneladas de pedras em suas paredes e peças decorativas.