'

A Região

Formada pela união de 216 cidades, a mesorregião do Noroeste Rio-Grandense é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

É muito interessante que nessa região boa parte da população é bilíngue, tendo um dialeto alemão como segunda língua. Isso ocorre devido à colonização que foi, em grande parte, alemã. Porém isso vem se perdendo ao longo dos anos, principalmente pelo movimento de nacionalização que proibia que se pronunciasse a língua germânica. Hoje é mais fácil encontrar pessoas mais velhas que tem o alemão como segundo idioma, porém a um “movimento” que busca resgatar esses laços.

demarcação de terras, dec 20 Na maioria das cidades dessa região é possível se encontrar  traços da cultura germânica, italiana e polonesa, na arquitetura e nos costumes, tanto alimentares quanto sociais. Além dos traços remanescentes da migração europeia temos também miscigenação indígena, estando presente em nosso dialeto e cultura, portanto, temos um povo que surge da mistura entre imigrantes e indígenas, dando significado ao surgimento do termo desbravador e pioneiro, que nada mais foi do que o processo de construção da própria região, um povo que carrega em seu sangue a fibra de um guerreiro indígena e a organização e eficiência europeia.

Nossa região além de todos os pontos turísticos e todos os fatores de logística dado as empresas e indústrias de nossa região, ainda preserva matas nativas e reservas indígenas, então podemos associar ao turismo também o turismo de aventura que vem crescendo na região, trilhas ecológicas, rapeis, entre outros. A região sendo berço da agricultura familiar em todo o país, devido ao seu território montanhoso e rochoso, inapropriado a agricultura de precisão, mesmo ela significando uma parcela econômica da região, nossos agricultores tiveram que inovar no agro business, então, organizando-se em pequenas cooperativas buscando oferecer os mais diversos produtos da agricultura de pequenas propriedades rurais, abastecendo o mercado local e gerando economia. Com o passar do tempo alguns produtos se destacaram no mercado nacional e internacional.

Com o avanço econômico da região, algumas micro regiões estão se destacando no ramo industrial, educacional e na própria agricultura de precisão, a exemplo a micro região de Santa Rosa, berço nacional da soja e uma região em ascensão industrial. Outra cidade em destaque, por seu potencial industrial e moveleiro, é a cidade de Panambi, localizada na região de Passo Fundo e Ijuí.

Muitas universidades da região se destacam pela qualidade de ensino, como, por exemplo, a Setrem, que já foi contemplada inúmeras vezes pelo programa PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), a Unijui, FEMA, Uri, Fahor e diversos polos e universidades que estão instalados em todo o território do noroeste gaúcho.

Na cidade de Três de Maio ainda temos o destaque da área de TI e varejista que vem crescendo e se destacando em toda a região da grande Santa Rosa. Diversas empresas optam por se instalarem ali por estar próximo ao polo industrial de Santa Rosa, próximo a Santa Catarina e com ligações asfálticas para as mais diversas cidades da região.

treinamento-e-desenvolvimento1

A beleza da população também é destaque, diversas modelos já seguiram ou ainda seguem carreira nacional e até internacional, temos como uma forte referência a Giseli Buntchen, top model internacional e Dilson Stein, maior caça talentos do mundo da moda nacional.

passarela

O turismo vem crescendo em nossa região, diariamente a região recebe visitantes nos mais diversos campos que contemplam o turismo, como, por exemplo, visitantes no sítio arqueológico São Miguel (Rota Missões), no Salto do Yucumã, a maior queda longitudinal de água do mundo (Rota do Yucumã), as minas e as pedras preciosas de Ametista do Sul, que já fora tema do globo repórter e que encantam pela sua beleza natural (Rota das Pedras e Hidrominerais), possuímos uma das maiores bacias aquáticas do Brasil sendo o Rio Uruguai  um dos rios mais importantes do sul, quiçá o mais importante, onde através do turismo possuímos diversos portos, balneários e mirantes onde o turista poderá banhar-se nas águas do rio Uruguai, admirar suas paisagens e aventurar-se em suas trilhas ecológicas (Rota do Rio Uruguai).

indios_g_ideias_031112

Fica o Noroeste Gaúcho como sendo uma excelente opção para você desenvolver algum tipo de turismo, seja comercial, com as excelentes empresas e prestadoras de serviço da região, seja ele para se encantar com as paisagens, cultura e nosso patrimônio histórico, ou para se aventurar em nossas águas, matas e conhecer nossos produtos oriundos da agricultura familiar e do artesanato.